quarta-feira, 19 de maio de 2010

COMUNIDADE DO IFPB EM PICUÍ DEMONSTRA MATURIDADE NO DEBATE COM OS CANDIDATOS À REITORIA




No Campus de Picuí, os candidatos à Reitoria do IFBP, professora Vania Medeiros e o Reitor João Batista de Oliveira, também realizaram um debate de alto nível, sob a coordenação da Comissão Eleitoral Central que é presidida pela professora-doutora Mary Roberta Meira Marinho. O evento aconteceu ontem (18), às 19h30min.

Os representantes dos segmentos institucionais participaram efetivamente do debate demonstrando um elevado nível de politização. Os estudantes quiseram saber sobre as experiências administrativas e acadêmicas dos candidatos e as possibilidades de se implementar programas de intercâmbio interinstitucionais; os professores indagaram sobre adequação da carga horária e os projetos de pesquisa e extensão.

A professora Vania Medeiros, com uma visão mais avançada dos processos acadêmicos institucionais, garantiu que na sua gestão vai dar encaminhamento a todos os projetos dos segmentos do IFPB, promovendo intercâmbio, consolidando a política de assistência estudantil, além de viabilizar a participação do alunado na produção acadêmica para que os estudantes tenham uma formação mais identificada com as reais necessidades do mundo do trabalho.

Vania disse que vai promover a oportunidade da comunidade reavaliar os processos políticos  pedagógicos da expansão que não foram devidamente debatidos, viabilizar a avaliação da atual gestão através de uma consulta para saber se a comunidade deseja continuar com o mesmo gestor ou almeja mudanças. A candidata disse que vai resgatar a dignidade e o respeito aos segmentos institucionais escolhendo seus auxiliares pela competência e comprometimento com a educação e não por interesses pessoais. “Neste momento, peço a vocês que fechem os ouvidos sobre as inverdades de ameaças da minha gestão; elas não são verdadeiras, pois o meu envolvimento com a educação não as permitiriam”, alertou a candidata.

Por outro lado, o candidato oficial à reeleição à Reitoria do IFPB, professor João Batista de Oliveira, não trouxe novidades ao debate, ficando limitado a apresentação das políticas públicas do Governo Federal, que independem da sua gestão para serem implementadas. O Reitor tentou desqualificar a imagem da professora-doutora Vania Medeiros indagando se ela sabia fazer pagamento de água, luz e telefone na instituição, como se essa fosse uma atribuição do Reitor e não da área técnico-administrativa. A professora retrucou que a sua visão de gestão da educação vai muita além das incumbências burocráticas do IFPB, abrangendo ações nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e nas articulações interinstitucionais, e que confia totalmente na habilidade dos técnicos da instituição para resolver os problemas administrativos.

2 comentários:

alan2santos disse...

O IF surgiu com todo uma nova perspectiva para essa instituição, mas a mesma esbarra nessa gestão limitada, que insiste em colocar VINHO NOVO em ODRES VELHOS.

Anônimo disse...

vania vc nao sabe a realidade do campus de campina que tem quase 4 anos,emagine dos 5 campus novos em ??

POR ISSO PICUI VOTA JOÃO REITOR!!!