sexta-feira, 28 de maio de 2010

CARTA DE AGRADECIMENTO



DE: VANIA MEDEIROS
PARA: COMUNIDADE DO IFPB

Caros (as) colegas e estudantes do IFPB,

Quero começar agradecendo a todos aqueles que confiaram o seu voto na proposta que representei neste processo eleitoral. Tivemos na verdade pouco tempo para disseminar nossas idéias para o IFPB e muitos de vocês confiaram no que viram e ouviram. Por isto muito obrigada!

Lembro a vocês que a minha principal motivação em participar deste processo nunca foi o resultado nas urnas, mas sim a co-responsabilidade que sinto na construção de um IFPB mais ético e participativo. Quando percebi a pouca ou quase nenhuma manifestação de interesse da comunidade em participar do processo eleitoral, no qual o atual Reitor se propunha a ser o único ator, resolvi aceitar o convite de colocar meu nome a disposição da comunidade, porque entendi que teria argumentos de avaliação desta gestão e poderia coletivamente pensar um projeto de instituição mais humana e mais integralizadora. Fiz minha parte, aceitei e cumpri o meu papel de forma coerente e séria.

Entre tantas manifestações de surpresa e admiração dos colegas, uma em especial me comoveu, a da amiga e colega de área Valdith, que me disse: “você só surpreendeu a quem não lhe conhecia”. Esta é a maior prova de que consigo ser respeitada pelo que sou e faço no IFPB e neste processo, todos vocês, os que votaram em mim e os que não votaram em mim, contribuíram com o fortalecimento de minha dignidade, como pessoa e como profissional. Por isto eu também agradeço. Mas, não acredito que este reconhecimento tenha sido o mais importante. Quando alguém me diz sobre o ganho que tive em “ter feito o meu nome e de ter ficado conhecida em toda a rede” fico reflexiva sobre a não compreensão dos meus motivos, nunca quis apenas “fazer meu nome” sempre quis me comprometer e assumir responsabilidades.

Creio que o papel que tive neste processo foi além da autopromoção. Sinto que resgatei dignidades, fui escuta, dei voz às pessoas que queriam falar de suas insatisfações, e não encontravam espaço, e ofereci ao reitor reeleito a oportunidade de avaliar o que ele deixou de fazer. Aliás, quando ele diz que nesta gestão vai fortalecer o diálogo com os segmentos, posso lhes dizer que nosso trabalho não foi em vão, a proposta “por uma educação em rede” ecoou. O nosso discurso foi ouvido e um compromisso constituído na campanha deve ser assumido pelo Professor João Batista. Nós estaremos exigindo dele a escuta aos segmentos e menos concentração de decisões.

Tenho agradecimentos a fazer as pessoas que muito contribuíram com nossa campanha e começo agradecendo ao apoio que tive em Cajazeiras da colega Fátima Cartaxo e de todo o grupo que ela representa. Naquele campus pude aprender sobre força, posicionamento político e coerência, em destaque, com o colega Gilvandro. Ao grupo de apoio de Sousa, na pessoa do Professor Oscar Hafle, ressalto a seriedade e a responsabilidade que tiveram ao constituir a coligação política conosco.

No campus João Pessoa, todos assistiram o empenho e a convicção que a colega Maria José Dantas teve na defesa de nosso nome. A ela, meus agradecimentos especiais. Conto a vocês que antes de mim, surgiu nela e na colega Ivanilda Gentle, a convicção de que poderíamos assumir este papel no processo. E para que a idéia, finalmente, se concretizasse contei com o apoio inestimável do Professor Rômulo Gondim, que me permitiu fazer história no IFPB, abrindo mão da liderança, em favor do meu nome.

Em seguida, veio a confiança e a adesão do grupo de design, com uma forte representação na pessoa do Professor Giba, com quem pude aprender simplicidade e comunicação. Sem a sua colaboração e dos demais colegas, o processo não teria tido o resultado que teve. Destaco as contribuições dos Professores que mais se envolveram: Paulo Peregrino, posicionamento; Aarão, coragem e justiça; Batista, estímulo e confiança; Helena Serrano, Janine Holmes, Silvana Queiroga e Nivaldo Ribeiro, abertura e aceitação; e Vera Wanderlei, que muito me impressionou com sua esperança e confiança renovadas (ela sabe o quanto sua participação me alegrou). E em especial o Professor Homero que me surpreendeu com o potencial de trabalho, de articulação e de compromisso no processo.

Minha consideração aos Professores Alberdan Santiago (Automação), e Francisco de França (Mecânica), que apesar da pós-graduação em que estão envolvidos assumiram a campanha com muita dedicação.Vale ressaltar também a participação de Francisco Moura como articulador e mediador de reflexões políticas em todo o campus João Pessoa e de Franklin Garcia como um colega que confiou deste o início.

Não posso ainda deixar de lembrar o apoio do Professor Francisco Thadeu, que com dedicação e confiança lutou até o último momento pela defesa de valores importantes da educação como a cidadania e a emancipação.

Um abraço muito especial a Professora Baby, que trouxe ao grupo alegria e motivação. O seu compromisso renovou em mim a cada momento a certeza de estar do lado certo. Estendo ainda meus agradecimentos aos Professores: Ariel Aires (Mecânica), Joel Carneiro e Eugênio Pacelli (Meio Ambiente), Luciene Gama (Geoprocessamento) e Márcio Gomes (Eletrônica) que, mesmo com todos os compromissos pessoais, apostaram na idéia e se comprometeram efetivamente com ela.

Quero também destacar a participação efetiva dos técnicos Josélio e Osmarina que com coragem participaram do processo, respeitando de forma ética as suas funções na instituição. Assim como eles, os colegas Paulo e Rosalva (que muito se empenharam em colaborar), Enoch, Cleoneilton, James Cartaxo, João Evangelista, Valéria Guimarães e José Geraldo ensinaram-me o quanto é importante a interação entre os segmentos da instituição. E, com esta convivência, surgiu mais claramente a idéia de fortalecimento de uma rede de relacionamentos pessoais e intersetoriais, que a instituição ainda não tem consciência do seu valor.

Meus agradecimentos também ao SINTEF-PB pelo acompanhamento imparcial da legitimidade e idoneidade do processo.

Compartilho com todos vocês a felicidade que tive ao receber do SINTEF-PB o resultado do campus João Pessoa e perceber que nossa proposta foi vitoriosa entre os estudantes. Escutei alguns comentários acerca de que “qualquer um que seja oposição vence entre os estudantes”. Eu sempre disse que não ficaria surpresa com a vitória neste segmento, mas a minha certeza nunca esteve pautada na concepção de que eles sempre são oposição. Mas sim, na relação estabelecida entre mim e eles durante o processo. Na comunicação e no afeto que fui capaz de perceber. Houve comunicação e entendimento, uma sintonia que só quem esteve nos nossos encontros foi capaz de ver. A eles meu especial agradecimento.

Quero estar cada vez mais próximo deste segmento, porque o meu compromisso é principalmente com eles. Quero me fazer entender por eles usando as palavras do filósofo Robert Happé: “Nos jovens estão as soluções de todos os nossos problemas, a questão é que os modelos postos nos fazem esquecer isto.”

Neste processo eleitoral foram os estudantes que abriram espaços de democratização em todos os campi, particularmente nos novos campi, onde se instalou verdadeiros comitês eleitorais, conduzidos pelos servidores em serviço. Foram os estudantes que solicitaram nossa presença mais efetiva, que nos convocou a ouvir e isto aconteceu de todas as formas, com encontros, e-mails e telefonemas. Saio deste processo fortalecida na relação pessoal com este segmento e com a compreensão de que nós educadores devemos respeitar a capacidade de reflexão política dos jovens, eles sabem o que querem e reconhecem suas demandas e responsabilidades frente ao seu papel social. Muito obrigada por cada chamado, por todos os questionamentos e desabafos, tudo isto me tornou mais consciente da realidade institucional. “Saibam que estou ligada em vocês!” Obrigada a todos que contribuíram de forma direta com a campanha. Não cito nomes em respeito aqueles que possam se sentir inseguros em seu ambiente de estudo e trabalho, mas saibam que reconheço o papel que vocês desempenharam neste processo.

Para terminar quero fazer um agradecimento muito especial ao técnico administrativo desta instituição, o colega jornalista Crisvalter Medeiros, que com dedicação e compromisso pela educação contribuiu com a sustentação e fortalecimento da proposta, através do competente trabalho de planejamento gráfico e cobertura da campanha pelo Blog IFPB EM MOVIMENTO, que todos vocês acessaram permanentemente. Tenho a honra de ter participado desta campanha contribuindo com a transparência de todas as competências técnicas representadas na atuação de Crisvalter e de outros técnicos administrativos como Maria José Dantas, Ivanilda Gentle, Josélio, Osmarina, Paulo e Rosalva.

E por último quero dividir com vocês o desejo de ver renascer em nossa instituição a vontade de participação nos processos institucionais, sejam eles políticos, administrativos ou pedagógicos. Espero que neste tempo de gestão seja considerado o resultado das urnas, com atenção especial para o fato de que houve um índice de mais de 30% de abstenções. Isto significa que precisamos de uma política que valorize os segmentos e sua participação. Um plano de ação deve ser pensado e executado a partir de novas idéias de construções coletivas. Impressiona-me que não fomos capazes de perceber que estaríamos reduzindo a participação dos estudantes no processo eleitoral ao exigirmos rigor no documento de identificação. Espero que a gestão do próximo quadriênio não repita esta postura. Alguns princípios e pressupostos devem ser revistos antes da ação planejada. Uma escola só será democrática se conseguir ser reflexiva e ativa. Assim vamos ser e nossa contribuição não cessará com o fim do processo eleitoral.

Aos que pretendem fazer a análise do momento político institucional, digo que sempre quis uma única coisa: entrar e sair do processo com dignidade. Tentaram desqualificar nossa candidatura com o argumento da inexperiência. Portanto, exijo que tenham a postura respeitosa de qualificar nossa participação assumindo que no campus João Pessoa fomos vitoriosos entre os estudantes, e eles votaram em nossa proposta porque entenderam que ela seria a melhor para eles. Considerem que por onde passamos suscitamos reflexões profundas e sinceras e que muitos acreditaram nelas, mesmo com o curto espaço tempo para esses contatos.

Saudações educacionais.

Um comentário:

Rômulo disse...

Nós é que devemso agardecer sua participação neste processo professora Vânia. Sua participação nos encheu de orgulho e retornou o desejo de vê um Instituto diferente.
Saudações educacionais e Avante