quinta-feira, 20 de maio de 2010

GILBERTO SOBREIRA REFORÇA COERÊNCIA POLÍTICA EM DEBATE NO CAMPUS DE JOÃO PESSOA







A Comissão Eleitoral Local, que coordena o processo sucessório à Direção Geral do Campus de João Pessoa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB),  promoveu ontem (20), às 19h30min, no auditório do referido campus, o primeiro debate entre os professores Joabson Nogueira, da composição Unidos pela Consolidação, e Gilberto Sobreira, do grupo Por uma Educação em Rede. O evento, mediado pelo professor Luciano Candeia, contou com a participação de estudantes, técnicos e docentes da instituição.

No debate, o professor Joabson Nogueira surpreendeu, novamente, a comunidade quando afirmou que não faz parte do grupo político do Reitor João Batista, candidato à reeleição. O professor Joabson esqueceu que estava com um adesivo do professor João Batista no peito, que tem integrado as caravanas do referido candidato aos campi do interior e que assinou um documento assumindo um pacto para manter a atual equipe gestora nos cargos por mais quatro anos, em nome de uma consolidação administrativa inexistente.

Indagado pelo professor Gilberto Sobreira porque tinha se candidatado à direção do campus de João Pessoa, se a defesa de seu nome era quase unanimidade entre os segmentos institucionais para a Reitoria do IFPB, o professor Joabson Nogueira se desculpou pela decepção que causou à comunidade e tentou se justificar defendendo um projeto político de consolidação administrativa que não tem credibilidade, pois se sabe que é apenas a articulação de um grupo político para se perpetuar no poder, defendendo apenas seus interesses pessoais.

O candidato Joabson Nogueira também mostrou incoerência ao defender a intensificação e articulação das ações de ensino, pesquisa e extensão, em todos os níveis de ensino tecnológico e, em seguida, afirmar que o IFPB precisa se voltar mais à formação de quem trabalha ao invés de formar cientista. Ficou evidente, na fala do candidato, o direcionamento crítico ao projeto Por uma Educação em Rede, da professora Vania Medeiros que contempla a criação de unidades facilitadoras da produção acadêmica para estudantes na instituição.

Professor Giba

O professor Gilberto Sobreira, mostrando muita coerência política e uma forte identificação com o seu grupo de apoio, afirmou que é candidato para democratizar o processo sucessório no IFPB, dando a oportunidade à comunidade de escolher entre duas propostas administrativas. Giba afirmou que está totalmente identificado com o programa administrativo da professora Vania Medeiros com quem pretende realizar uma gestão totalmente harmoniosa e articulada.

Gilberto disse, no debate, que na sua gestão o Campus de João Pessoa conquistará, realmente, a tão almejada autonomia. “Vamos dar credibilidade aos servidores da instituição para que eles possam decidir quais as iniciativas mais eficientes para as suas unidades administrativas e priorizar como aplicar os recursos destinados ao campus”, destacou ele.

Gilberto afirmou, ainda, que viabilizará uma política de comunicação que dará transparências às atividades dos trabalhadores da instituição, adotará uma política de apoio estudantil mais humanizada e implementará um plano de inclusão educacional que está faltando na instituição.

O candidato Gilberto Sobreira, com o seu estilo humilde e demonstrando muita coerência, ressaltou suas características de trabalhador da educação e disse que está desenvolvendo, rapidamente, suas habilidades políticas. “Por onde ando, nessa instituição, tenho recebido apoio e, se Deus quiser, serei diretor deste campus”, enfatizou.  

A comissão eleitoral local promove um segundo debate entre os dois candidatos a diretor do Campus de João Pessoa, hoje (21), a partir das 8h30min, no auditório do campus.

Nenhum comentário: