domingo, 16 de maio de 2010

CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO SE REÚNEM EM JOÃO PESSOA PARA AVALIAR A CAMPANHA




Os candidatos que apóiam a proposta de oposição “Por uma Educação em Rede” no atual processo sucessório para escolha do primeiro Reitor (a) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), liderada pela professora Vania Medeiros, estiveram reunidos na manhã deste sábado (15), no hall do Hotel Imperial, na Praia de Tambaú, em João Pessoa, para uma avaliação da campanha.

A reunião, que aconteceu no mesmo local que recepcionava o 5º Congresso Regional Nordeste do SINASEFE, contou com a participação dos candidatos à Direção Geral dos Campi de João Pessoa e Sousa, professores Gilberto Sobreira (GIBA) e Oscar Hafle, respectivamente, além de representantes da candidatura de Fátima Cartaxo, em Cajazeiras.


Os candidatos chegaram à conclusão de que a campanha da coalizão em torno da proposta Por uma Educação em Rede, liderada pela professora Vania Medeiros, está consolidada e tem grandes chances de sair vencedora no atual processo sucessório. A vitória maior, neste caso, seria para o IFPB que teria a oportunidade de implantar, efetivamente, o modelo de educação profissional e tecnológica representado no processo de Ifetização da instituição, que ainda não aconteceu.

Professor Giba

O professor Gilberto Sobreira (Giba), candidato à Direção Geral do Campus de João Pessoa, disse que o grupo que apóia a candidatura da professora Vania Medeiros, à Reitoria da Instituição, está fazendo sua parte oferecendo uma oportunidade de mudança efetiva no destino da Instituição, visando torná-la mais eficiente, democrática e humanizada. “Esperamos, agora, que a comunidade faça a sua parte nos elegendo no próximo dia 26 para direção geral do Campus de João Pessoa e reitoria da Instituição”, convocou.

Gilberto enfatizou que o grupo teve pouco tempo para desmistificar uma visão equivocada do carreirismo político implantada na Instituição ao longo dos últimos anos e consolidar o verdadeiro processo de liderança na instituição que deve ser o político-pedagógico. “Não podemos nos deixar conduzir por preconceitos”, disse o professor Giba.

O professor Giba esclareceu que não tem um histórico de ocupação de cargos na instituição por que sempre foi um operário da educação, desenvolvendo suas atividades em sala de aula junto aos alunos. “Quando ocupei cargos na Instituição, sempre trabalhei de forma coletiva em prol da melhoria dos processos educacionais", lembrou ele.

Professora Vania Medeiros

A professora Vania Medeiros garantiu aos parceiros de campanha que se for eleita dará total autonomia financeira e pedagógica a todos os Campi da Instituição, respeitando a competência dos seus colegas professores que eventualmente venham dirigir as unidades que compõem a Instituição. Vania e Gilberto afirmaram que estão recebendo adesões de forma dissimulada dos segmentos institucionais, em decorrência do autoritarismo administrativo da atual gestão. “Na nossa gestão haverá o direito à livre expressão democrática das idéias”, asseguraram os candidatos.

Professor Oscar Hafle

O professor Oscar Hafle, candidato à Direção Geral do Campus de Sousa, alertou a comunidade para a campanha de inverdades que está sendo deflagrada pela atual gestão sobre as propostas dos candidatos da oposição entre os segmentos da instituição, principalmente o estudantil. O professor afirmou que a campanha da oposição está crescendo e que só ainda não está com ele, em Sousa, quem está exercendo cargo ou função administrativa.

Oscar Hafle afirmou que existe um processo de cooptação político-administrativa na Instituição que precisa acabar. “Na nossa gestão não vamos negociar cargos, as pessoas serão convocadas a dar suas contribuições pela competência e estarão livres para se manifestar politicamente e ter uma postura crítica da gestão, “pois o que faz uma gestão ser bem sucedida é a comunidade apontar os seus erros para serem corrigidos”, assinalou.

O professor Oscar Hafle reconhece que as pessoas que estão desempenhando funções ou cargos de direção, na atual gestão, são profissionais competentes, no entanto, estão impedidos de desenvolver seus projetos devido à falta de diálogo e o autoritarismo vigente na atual modelo administrativo. “Na nossa gestão, vamos incentivar a inovação através da criatividade”, garantiu.

Nenhum comentário: