terça-feira, 18 de maio de 2010

VANIA MEDEIROS RESGATA ASPECTOS HISTÓRICOS DA EXPANSÃO DO IFPB EM DEBATE NO CAMPUS DE CAMPINA






A Comissão Eleitoral Central do processo sucessório para escolha do primeiro Reitor (a) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), coordenou ontem (18), mais dois debates entre os candidatos que concorrem ao pleito que acontecerá no próximo dia 26. No Campus de Campina Grande, o debate foi realizado pela manhã, e em Picuí, à noite. O professor David Lobão mediou os  eventos que contaram com a participação de alunos, técnicos e professores.

A professora Vania Medeiros, que representa a chapa de oposição no processo, com a proposta “Por uma Educação em Rede”, reafirmou o seu propósito de, se eleita, realizar consulta para escolha dos diretores gerais dos novos campi da Instituição. Vania também foi enfática na defesa de uma gestão transparente com a adoção do orçamento participativo.

O candidato João Batista, que pleiteia a reeleição ao cargo de Reitor do IFPB, permaneceu, durante todo o debate, com sua estratégia de apresentar as políticas públicas do Governo Federal para a educação, como se fossem iniciativas próprias da sua gestão. A realização da campanha, que está contribuindo para o amadurecimento político institucional, também tem sido uma oportunidade para que o Reitor interaja com os segmentos institucionais e apresente os dados estatísticos da atual formatação da educação profissional e tecnológica na Paraíba.

A expansão do IFPB relacionada ao Campus de Campina Grande foi um dos pontos mais polêmicos do debate. A candidata Vania Medeiros lembrou que o projeto do Campus de Campina foi resultado da gestão do professor Rômulo Gondim, que fez uma forte articulação junto ao Concefet, na época, para derrubar uma portaria que proibia a construção de novas unidades dos Cefets no País.

A professora conseguiu resgatar a verdadeira história da implantação do Campus de Campina Grande, que teve apenas a construção realizada pela atual gestão, que recebeu o projeto e os recursos da administração anterior.

A candidata Vania Medeiros também teve a oportunidade de mostrar a falta de interesse da atual gestão em implantar políticas de capacitação que valorizem efetivamente a participação dos servidores técnico-administrativos. A professora explicou que ela chegou a elaborar um projeto Minter, em parceria com a Universidade Católica de Brasília, mas que não teve o devido apoio para realizar essa iniciativa.

Os questionamentos sobre política estudantil, capacitação e expansão possibilitaram a oportunidade de mostrar à comunidade do IFPB, em Campina Grande, os meandros centralizadores e legalistas da atual gestão do professor João Batista de Oliveira, frente à Reitoria do IFPB.

Vania revelou que o projeto de expansão do IFPB ainda não foi concluído porque o atual Reitor centralizou todas as ações em uma única pró-reitoria, deixando de ouvir outros colaboradores competentes da instituição. A candidata lembrou, ainda, que as estudantes do Campus de Cajazeiras e Sousa enfrentam dificuldades de alojamento nas casas de apoio, que oferecem condições precárias de habitação, porque o Reitor não se dispõe a tomar iniciativas próprias para solucionar o problema.

A professora Vania Medeiros garantiu que vai criar um fundo especial para manutenção da política de assistência ao estudante com recursos captados de fontes alternativas. Ela esclareceu que da carta programa elaborada pelo seu grupo de apoio consta a implantação de programa de pós-graduação para capacitar os segmentos institucionais e a criação de uma unidade facilitadora de produção acadêmica para os alunos começarem logo cedo suas experiências na área científica, envolvendo-se em projetos de extensão e de iniciação científica.

A candidata Vania Medeiros ressaltou que a sua grande missão como Reitora do IFPB será resgatar a dignidade da comunidade viabilizando a participação democrática nos processos educacionais e administrativos, dando total transparência às ações da sua futura gestão.

5 comentários:

Rômulo disse...

Agardeço a professora Vânia por este resgate histórico. Quem nega o passado e a história não está preparado para construir o futuro.
Mais informações em meu site: www.romulogondim.com.br
Abraço forte

Anônimo disse...

Mais o semeador do nosso campus foi João batista, ele é o pai adotivo do nosso campus pois pai ne akele fez, é akele q cria e cuida dagente pois jao é o pai do campus campina grande viu vânia!!!!!!

Anônimo disse...

Esse tal de romulo lee nao fez nada pelo nosso campus isso é a realidade!!! jao é reitor desde 2006 e o campuz começo a funcionar em 2007 como foi romulo o idealizador mim diga???

CAMPUS DE CAMPINA VOTA ASSSIM:

JOÃO REITOR !!!!!

Anônimo disse...

e comlementando vc é muito sincera em dizer q nao conhece a nossa realidade e como quer ser reitora sem conhecer a realidade dos 9 campi ???? Só sabe de joao pessoa!!!!!

Anônimo disse...

aihaih, por que voce nao fala das vaias que recebeu, do "enorme" apoio do campus de CG, por que voce nao fala a verdade logo?? Fraca de mais essa Vania, JOAOO BATISTA o//