terça-feira, 11 de maio de 2010

COM O APOIO DE OSCAR HAFLE, VANIA CONQUISTA ADESÕES NO CAMPUS DE SOUSA





Sorriso largo estampado no rosto e muita simpatia. Foi com essas ferramentas que a professora Vania Medeiros, candidata à Reitoria do IFPB, fez um intenso corpo a corpo hoje (11), entre servidores e estudantes do Campus de Sousa, do IFPB, durante o lançamento oficial da campanha do professor Oscar Hafle à Direção Geral daquela Unidade institucional.

Os candidatos realizaram um debate com representantes dos três segmentos da Instituição no auditório da Unidade de São Gonçalo, com o objetivo de debater as questões mais prementes da Escola Agrotécnica, que se integrou à rede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba sem, no entanto, perder de vista a sua identidade pedagógica, técnica e científica.

O professor Valdeci Mariano, lotado no Campus de Sousa, disse que a comunidade está empenhada no processo de mudança representado pelas candidaturas da professora Vania e Oscar Hafle. “Temos que ser o agente dessa mudança ao invés de apenas sermos conduzidos de roldão”, completou o docente.

O professor Oscar Hafle garantiu aos estudantes e servidores que o seu compromisso político é com as mudanças que tragam benefícios para a melhoria da qualidade das atividades educacionais, a exemplo de um processo formativo mais adequado e de uma avaliação que respeite as diferenças individuais. Ele também garantiu que vai intensificar o processo de intercâmbio técnico - cientifico e cultural, promovendo visitas técnicas aos demais campi da Instituição e empresas, o que é característico de um sistema em rede.

MUDANÇAS SEM CONSTRANGIMENTOS

A candidata à Reitoria do IFPB, professora Vania Medeiros, explicou que antes de apresentar a carta programa da sua gestão, pretende se fazer conhecer melhor pelos colegas docentes, técnicos e estudantes da Instituição. “Eu sei quem sou, de onde vim e para onde encaminharei a instituição, só preciso passar essas convicções para vocês”, enfatizou a candidata à Reitoria do IFPB.

A candidata desenvolveu uma dinâmica com a platéia para explicar as mudanças que pretende implementar nos processos pedagógicos e administrativos institucionais na sua gestão. Ela garantiu que as mudanças acontecerão de forma pacífica e ponderada, sem provocar constrangimentos à comunidade.  “As mudanças serão feitas de forma ousada, mas respeitando as diferenças das individualidades”, assinalou.
                                         
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA

O professor Rômulo Gondim, ex-diretor do CEFET-PB, e atual Sub-secretário de Educação do município de João Pessoa, que participou do lançamento da campanha do professor Oscar Hafle, disse que o processo de Ifetização prevê mudanças profundas nos processos educacionais da Instituição e que, para tanto, é preciso pessoas com habilidade para conduzir essas mudanças que até agora ainda não começaram.

Segundo Rômulo, não estamos mais em um espaço de ensino técnico apenas de nível médio, mas em uma instituição complexa do ponto de vista acadêmico, que exige ações nas áreas da pesquisa e da extensão. “Estamos, agora, em um espaço educacional mais próximo de uma universidade tecnológica e precisamos manter o diálogo com outras formas de conhecimento.

A professora Vania Medeiros e o professor Oscar Hafle realizaram, ainda, uma visita a unidade de Aparecida, onde funciona o Curso Técnico em Agropecuária, na modalidade subseqüente. Vania fez uma roda de conversa com os alunos para explicar seus compromissos com a instituição e ouvir as reivindicações dos estudantes.

Nenhum comentário: