terça-feira, 6 de abril de 2010

PROFESSORA VANIA MEDEIROS DEFENDE POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COM A PARTICIPAÇÃO DOS PROTAGONISTAS



A candidata à Reitoria do IFPB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Vania Medeiros, manteve, ontem (06), uma reunião com a coordenadora de Assistência e Promoção Estudantil, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Ilka Maria Lima Araújo, com o objetivo de se atualizar nos processos de políticas públicas nacionais de assistência e promoção estudantil.

A professora Vania Medeiros ouviu atentamente a explanação da professora Ilka Araújo  sobre os  avanços que a UFPB    vem   adotando na política de assistência e promoção ao estudante, atendendo aos interesses das políticas públicas de inclusão social na área da educação do Governo Federal.

A iniciativa da professora Vania Medeiros está relacionada à elaboração de um esboço para construção de um projeto de assistência e promoção ao estudante do IFPB, que deverá ser debatido em uma roda de conversa com o segmento estudantil da instituição.

O projeto, que será elaborado para compor a Carta-programa da candidatura da professora Vânia Medeiros, vai considerar as discussões já iniciadas pela diretoria de assistência estudantil do IFPB, além de implementar alguns pontos que ela considera relevantes.

A principal preocupação da professora Vania é que a instituição tenha uma política de assistência e promoção estudantil totalmente transparente, com a participação do protagonismo estudantil e demais atores e atrizes da área, a exemplo de assistentes sociais, psicólogos (as), profissionais da saúde e professores (as), na disponibilização dos recursos. Segundo Vania, atualmente os (as) protagonistas desta área não são informados (as) sobre a disponibilidade destes recursos.

A intenção é socializar as questões envolvidas na política de assistência  para que a instituição tome conhecimento da diretriz nacional, das demandas locais, e opine sobre  as prioridades da área. Uma grande preocupação da professora Vania Medeiros é integrar o programa de demanda social existente à produção acadêmica visando a melhoria da formação destes alunos. A professora Vania quer garantir  a continuidade do avanço da Política Institucional de Assistência Estudantil da concepção de assistencialismo para a da sustentabilidade do aluno diante dos processos de ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário: