domingo, 11 de abril de 2010

PROFESSORA VANIA MEDEIROS INICIA RODA DE CONVERSA COM SERVIDORES DO IFPB


Clima de descontração entre a pré-candidata Vania Medeiros e os servidores

A professora Vania Medeiros, pré-candidata à Reitoria do IFPB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, realizou, recentemente, uma roda de conversa com os servidores do setor de compras, licitação e contratos do Campus de João Pessoa, com o objetivo de colher subsídios para a sua carta-programa.

A professora ficou bastante otimista com a receptividade dos servidores do setor que contribuíram tecnicamente na compreensão da realidade desta área, uma das mais importantes para o desenvolvimento institucional.

Os servidores disseram à professora Vania que a maior dificuldade existente no setor, atualmente, é a indefinição de papéis na atual realidade multicampi da Instituição.

Existe uma indefinição de papéis entre o que é responsabilidade da Pró-Reitoria Administrativa e o que é da alçada das Diretorias Administrativas dos Campi, disse o servidor Josélio Máximo.

Os técnicos do setor reclamaram das dificuldades do fluxo dos processos dentro da instituição. “Quando era CEFET, nós já sentíamos barreiras para o acompanhamento dos processos; com a ifetização estes problemas aumentaram”.

Os servidores reclamaram que não foram preparados, efetivamente, para as mudanças ocorridas na instituição. A servidora Míriam Barros afirmou que os técnicos do setor ainda não fizeram nenhum curso relacionado aos novos procedimentos administrativos. “Queremos ser mais produtivos, no entanto, ainda estamos desnorteados com as mudanças sistemáticas da nova realidade”, completou Osmarina Mendonça.

O que mais dificulta o desempenho dos servidores é a falta de diálogo com a gestão, no sentido de orientá-los para atender com eficiência às novas demandas. “Temos os atores com competência para a execução das tarefas, mas a falta de planejamento dificulta as ações”, lamentou Máximo.

Os servidores do setor sugeriram que, na sua gestão, a professor Vania seja criteriosa nos processos adotados para a formação da sua equipe de apoio. Eles aconselharam o critério da competência que é fundamental para fazer funcionar plenamente o setor

A professora Vania deixou os servidores tranquilos, garantindo que seu critério será o da competência e não dos interesses meramente políticos. Vania assinalou que tem a consciência de que o IFPB é uma Instituição pública, cujo objetivo maior é prestar um serviço eficiente à sociedade. “Todos nós, aqui dentro, do Reitor ao mais simples servidor, temos a obrigação de trabalhar para atender aos interesses da coletividade e não os nossos interesses pessoais”

Nenhum comentário: