segunda-feira, 8 de março de 2010

CANDIDATO A REITOR RÔMULO GONDIM OUVIU QUEIXAS DOS ESTUDANTES

 
Os três segmentos do IFPB estiveram representados na reunião

A disposição do professor Rômulo Gondim em se lançar candidato a reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), repercutiu positivamente entre os três segmentos da Instituição. Na segunda reunião que participou, após ter sido lançado candidato, ontem na sede do diretório do PSB, no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, Rômulo ouviu as críticas dos estudantes sobre a atual gestão do IFPB.

A representação estudantil lamentou que o atual modelo de gestão não esteja contribuindo, efetivamente, para a formação de um profissional competente. Os estudantes se ressentiram da falta de uma maior interação com a instituição, reclamaram da falta de atividades extracurriculares e da dificuldade de acesso aos laboratórios nos períodos de recesso entre os horários das aulas.

A falta de projetos de extensão e de programa de iniciação científica com bolsas em quantidade suficiente para atender à demanda existente na instituição é uma das principais preocupações dos estudantes dos cursos superiores. Eles estão cientes da importância dessas atividades para uma formação acadêmica adequada às necessidades do campo ocupacional. Os estudantes também reclamaram da falta de equipamentos comunitários para o lazer e da ociosidade da instituição nos finais de semana, quando deveria estar aberta á participação da comunidade em atividades culturais.

Os professores que participaram da reunião confirmaram a identificação do perfil do professor Rômulo Gondim como um modelo alternativo a atual gestão do IFPB. Rômulo já demonstrou, na sua gestão frente ao ex-CEFET-PB, ser um excelente articulador de políticas educacionais, sendo esta habilidade que a instituição vai precisar para se consolidar enquanto entidade de produção de ciência e tecnologia.

O grupo que está apoiando a candidatura do professor Rômulo resgatou o perfil democrático da sua gestão na Instituição. Conforme relatos, ele sempre soube ouvir as queixas da comunidade e atendia às demandas dos segmentos da instituição de forma desapropriada, como deve agir um verdadeiro administrador de uma instituição pública. Os estudantes estão preparando uma grande articulação para promover a discussão do processo sucessório no IFPB.  


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