sexta-feira, 18 de junho de 2010

INUNDAÇÕES EM LABORATÓRIO DO IFPB OFERECE RISCO DE VIDA AOS SERVIDORES

 

Equipamentos expostos a danos

O Laboratório de Geprocessamento, que funciona no Campus de João Pessoa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), foi inundado com as chuvas que caíram na última quinta-feira (17). As inundações que acontecem pela calha e que são constantes no laboratório estão colocando em risco a vida dos servidores que freqüentam o ambiente.

Segundo o professor dos Cursos de Design e de Geoprocessamento, Homero Jorge, que coordena um grupo de pesquisa em Qualidade do ambiente construído e o Dinter (doutorado interinstitucional) em Engenharia Civil, e utiliza o laboratório com mais frequencia, o problema resulta de infiltrações pela calha que não tem dimensão suficiente para dar vazão ao volume d’água que escorre pelo teto do bloco, onde está localizado o órgão.
                                                                         
O professor disse que o problema está colocando em risco a vida dos servidores e estudantes que freqüentam o setor, com a possibilidade de desabamento do teto de gesso, além de danificar  equipamentos e materiais acadêmicos.

Homero afirmou que o problema vem ocorrendo desde o ano passado, quando houve a primeira inundação e o teto de gesso do laboratório desabou. Há 15 dias, o acidente se repetiu. “Comunicamos todas essas ocorrências à Diretória Administrativa do Campus de João Pessoa que, infelizmente, tem tomado decisões paliativas, que não conseguem resolver o problema de infra-estrutura do setor”, denunciou ele.

A inundação da última quinta-feira foi contornada rapidamente porque havia uma pessoa na sala, mas se o problema voltar a ocorrer em um horário em que o laboratório esteja fechado, os equipamento serão danificados totalmente. “Mas o grande problema é o risco do desabamento do teto” insistiu Homero

O Laboratório de Geoprocessamento é um ambiente acadêmico de grande importância para a área. Além dos encontros do grupo de pesquisa em Qualidade do ambiente construído e o doutorado insterinstitucional, a sala também serve como local de reunião dos professores. O setor comporta diversos computadores, uma mapoteca e o mobiliário utilitário.

O professor Homero Jorge alertou aos responsáveis pelo funcionamento regular das atividades acadêmicas e administrativas do Campus de João Pessoa, sobre a necessidade de uma decisão efetiva para resolver o problema dessas inundações, "para evitar um acidente com danos graves na instituição”.

 Veja a infiltração

A água escorreu pelo corredor

Nenhum comentário: